segunda-feira, 30 de junho de 2014

História da Escada

Até o momento não encontrei registros oficiais que precisem a origem da escada. Aos poucos vou apresentando aqui as informações que vou obtendo, no final do texto estão as fontes pesquisadas até então.

Origem da palavra: latim scalare = subir

Alguns historiadores acreditam que a escada possa ter surgido 2.000 a.C. nos povos egípcios e hebreus como decoração de mausoléus, túmulos e monumentos.
Segundo o arquiteto Josep Maria Sostres, a construção de planos horizontais foi uma importante invenção da criatividade humana. Com a construção destes planos regulares, o homem não precisava mais andar atento às irregularidades do terreno e poderia andar despreocupado, podendo pensar em questionamentos abstratos que o levaram à filosofia.
Porém, a sucessão de planos horizontais em diferentes níveis necessitava de algum elemento que permitisse o deslocamento nas diferentes dimensões x, y e z. Logo, a invenção da escada pode ser considerada um marco arquitetônico cultural.
No século X a.C. datam-se as primeiras casas com escadas em Atenas e depois em Roma. As escadas eram escavadas na terra e as móveis feitas em madeira.
Com o avanço das técnicas construtivas os edifícios começaram a ter maior altura e com a necessidade de chegar aos andares mais altos, foram adotadas as escadas de pedra. Muitas delas de caráter monumental, representavam todo o poder do seu proprietário.

TEMPLO DE ÁRTEMIS (Diana - deusa dos bosques): imagem ilustrativa de como era o Templo todo construído em mármore no século VI a.C. Nota-se as escadarias em torno do monumento, reforçando a sua imponência. (fonte)

TÚMULO DOS PATRIARCAS (Mesquita de Ibrahim - nome muçulmano de Abraão), localizado em Hebron, Cisjordânia. Segundo o tradição judaica, o Túmulo abriga sepulturas duplas onde estão simbolizados os restos mortais de quatro casais bíblicos: Adão e Eva, Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Lea. (fonte)

PIRÂMIDE MESOAMERICANA. Foto de Francisco Moura Pinheiro (fonte)
Nas igrejas, as escadas foram utilizadas como símbolo de ascensão aos céus, além de - obviamente - proporcionar o acesso em regiões de maior altitude.

Escadaria da ANTIGA SÉ, localizada em Salvador - BA. (fonte)
Escadaria da CATEDRAL DA SÉ localizada em São Paulo - SP. (fonte)
Escadaria da IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DOS OLIVAIS, localizada em Coimbra, Portugal.
Foto de Daniel Tiago, 2006 (fonte)
IGREJA DA PENHA, localizada no Rio de Janeiro - RJ. Foto de Rick Ipanema, 2010 (fonte)
CHÂTEAU MIRWART, localizado em Valônia, Bélgica. As características das escadas remetiam ao poder do proprietário. (fonte)

As casas de câmara e cadeia, edifícios do período Brasil Colônia que abrigava em geral a Câmara Municipal, guarda policial  e a cadeia pública, símbolo da autonomia político e administrativa também enfatizando o seu poder com a presença das escadas.
Casa de Câmara e Cadeia localizada em Mariana - MG. Foto de Hans Sterkendries, 2009. (fonte
Casa de Câmara e Cadeia localizada em Cachoeira - BA. Foto de Tito Garcez, 2009. (fonte)
PALÁCIO LARANJEIRAS, residência do governador do estado do Rio de Janeiro. Foto de Saint George, 2007. (fonte)
Apesar de serem mais compactas que as rampas e mais econômicas que os elevadores, as escadas estão cada vez menos utilizadas. Por outro lado, nota-se a experiência de acrescentar outras atribuições à escada, além de sua funcionalidade de permitir o deslocamento em altura, como elemento decorativo, escultórico.

Mas isso é tema para uma outra postagem, que em breve daremos continuidade.

Até o próximo degrau de nossa história!


FONTE:
Igor Fracalossi. "Réquiem pelas escadas / Oscar Tusquets" 21 Nov 2013. ArchDaily. Accessed 26 Jun 2014. <http://www.archdaily.com.br/br/01-154685/requiem-pelas-escadas-oscar-tusquets>
http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/escada/ 
http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3668/1/escada.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-origem-da-escada.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário